Ponte para pedestres em Henderson Waves – Singapura, 36 m acima da Rodovia Henderson, tem 274 m de comprimento e 8 m de largura.
Muito mais que uma construção que permite a interligação entre pontos separados por rios, vales ou outros obstáculos, as pontes podem ser ícones da arquitetura e se transformar em monumentos históricos. Por sua importância na vida de todos nós, elas merecem ser destacadas num post só delas!
Sunshine Skyway – Flórida
Em aço e concreto, a construção desta ponte de 6,67 km iniciou em 1982 e foi concluída em 1987.
Ponte Chengyang – Província Sanjiang de Guangxi – China
Os pavilhões existentes na ponte servem de abrigo para que os pedestres se protejam do vento e da chuva. Construídas pela minoria étnica Dong, conhecida por suas habilidades em carpintaria, este tipo de ponte é conhecido como “vento e chuva Bridges”
Ponte Sacrada Shinkyo – Japão
Localizada em Nikko, esta ponte é, desde 1999, considerada pela UNESCO, patrimônio mundial. É a entrada para o Santuário Futarasan e foi reconstruída com a sua pintura laqueada vermelha em 1636 pelo terceiro shogun Tokugawa, A construção de 1636 substituiu a de 808. Em 1902 foi arrastada por uma inundação e reconstruído a partir do solo.
Benson Bridge – Cachoeira Multnomah – Oregon – Estados Unidos
Ponte para pedestres, com 14 m de comprimento, permite que as pessoas andem a 32 m acima da cachoeira mais baixa!
Nijubashi Bridge – Japão
Acesso para o Palácio Imperial, esta é a ponte mais famosa do Japão. Foi construída em 1614!
Chapel Bridge – Lucerne – Suiça
É a ponte coberta de madeira mais antiga da Europa e, além disto, o que a tornou tão única foi o fato de ter, em seu interior, uma coleção de pinturas do século 17. Infelizmente estas pinturas, em sua maioria, foram destruídas no incêndio de 1993. Leva este nome pela proximidade à Capela de São Pedro
Tower Bridge – Londres
Construída de 1886 a 1894, é uma combinação de ponte basculante e ponte pênsil. Atravessa o Rio Tâmisa e leva este nome pela proximidade à Torre de Londres.
Pont Neuf – Paris
É a mais antiga das pontes que cruzam o Rio Sena. Sob o reinado de Henrique IV, foi inaugurada em 1607.
Brooklin Bridge – NY
Ligando Manhattan ao Brooklin, é considerada a ponte de suspensão mais antiga dos Estados Unidos. Iniciada em 1869, foi concluída 14 anos depois, em 1883
Facilitadoras de nosso dia-a-dia, estas obras primas da arquitetura são históricas e trazem consigo memórias coletivas e individuais. Se você já viajou para algum destes lugares, com certeza tem uma foto cheia de recordações!
Na próxima viagem aprecie ainda mais a beleza de cada uma delas! Beijos!