João Batista Vilanova Artigas, muito conhecido apenas como “Artigas”, nasceu em 1915, em Curitiba e faleceu em 1985. Arquiteto, tem suas obras associadas ao movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista. Considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo, Artigas teve grande importância na formação de toda uma geração de arquitetos.
Para comemorar o centenário de seu nascimento, o Instituto de Arquitetos do Brasil idealizou o “Projeto Artigas 100 Anos”.
A exposição, promovida pelo Itaú Cultural, apresentará ao público o processo criativo do arquiteto. Seus projetos, seus desenhos e fotos pessoais, revelando o lado artístico e humano de Artigas.
O post de hoje homenageia Artigas, mostrando à você, algumas de suas obras.
A primeira foto mostra o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube (1952 a 1970).
FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo) – Projeto de Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi (1961)
Estação Ferroviária de Jaú (1973)
Residência Domschke – São Paulo (1974)
Residência Edgar e Márcia Nieclevicz – Curitiba (1978)
O mestre João Batista Vilanova Artigas, transmitindo seu conhecimento! A arquitetura modernista, de linhas retas e abundante uso do concreto armado caracterizam as obras de Artigas. A ele, minhas eternas reverências!
Beijos!!
Créditos das imagens
casadsonho.blogspot.com.br
vilanovaartigas.com
www.archdaily.com.br
