A Paulicéia Desvairada Comemora 461 Anos!

Há que se ser valente para morar na cidade de São Paulo. Como toda metrópole, São Paulo castiga seus habitantes com um trânsito caótico, falta de infra-estrutura das mais diversas e, como se não bastasse, agora também com a falta d´água.

Apesar de todos os pesares, é uma cidade que muito orgulha sua gigantesca população. Além de ser a cidade mais produtiva e rentável do país tem, na arquitetura, possui marcos importantes para o país. Com estamos às vésperas de mais um aniversário da cidade (São Paulo faz 461 anos em 25/01/15), aproveito esta oportunidade para mostrar à você, 10 dos mais importantes marcos da cidade.

01

Edifício Banespa: Assim ele é conhecido mas seu real nome é Edifício Altino Arantes. Construído em 1939, está localizado no que antes era o centro bancário da cidade (esquinas das ruas São Bento, XV de Novembro e Direita). Foi projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral e a inspiração veio de Nova York (Ed. Empire Estate). Demorou 8 anos para ficar pronto e foi o governador Ademar de Barros quem celebrou sua inauguração. Em 2000 foi privatizado e hoje abriga um museu.

02 03b_proc

Bienal SP: Assim é conhecido o Pavilhão de Exposições Ciccillo Matarazzo. Projetado por Oscar Niemeyer, desde 1957 a Bienal é palco das mais importantes exposições de arte do mundo.

04 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Copan foi projetado por Oscar Niemeyer na década de 50 e teve a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira de Lemos. A empresa contratante, Companhia Pan-americana de Hotéis, solicitou que o projeto tivesse um edifício com 30 andares para apartamentos residenciais e outro edifício para abrigar um hotel com 600 apartamentos. Posteriormente decidiu-se pela não construção do hotel e hoje o prédio tem 1.160 apartamentos distribuídos em 6 blocos mais 72 lojas no térreo.
A forma sinuosa é marca de seu criador que sempre preferiu as curvas às linhas retas.

06

O Ed. Itália é seu nome popular mas seu nome oficial é Circolo Italiano. Inaugurado em 1965, está localizado na esquina da Av. São João e Av. São Luis. É protegido pelo Patrimônio Histórico e de seu terraço pode-se ter uma visão em 360º da cidade. Franz Heep, arquiteto alemão, é autor do projeto.

07_proc 08

Estação da Luz: Muitas histórias são contadas sobre a construção desta estação. O projeto é atribuído a um arquiteto inglês chamado Charles Henry Driver, muito renomado, à época, por seus projetos de estações ferroviárias. Desde a mais remota e pequena construção até os dias de hoje sofreu diversas intervenções e isto ocorre desde meados de 1850. Tem uma arquitetura lindíssima que infelizmente é pouco percebida por seus usuários.

09 10

Ed. Martinelli: O idealizador do projeto foi Giuseppe Martinelli que, em 1924 deu início à construção. O projeto é do arquiteto húngaro Willian Fillinger e está situado no que então era considerada uma das áreas mais nobres da cidade (encontro das Ruas São Bento, Libero Badaró e Av. São João).

Depois de seu auge com inquilinos da alta sociedade, o Martinelli perdeu seu glamour e também seu nome. Isto ocorreu durante a II Guerra. Muito tempo depois, em 1975, o então prefeito Olavo Setubal, retomou o prédio com a intervenção do exército, o reformou e, em 1979, inaugurou a nova fase do edifício que passou a ser ocupado por repartições publicas.

11 12

Museu de Arte de São Paulo (MASP): Projetado por Lina Bo Bardi, foram 12 anos entre projeto e construção. Sua inauguração contou com a presença de pessoas ilustres como a Rainha Elizabeth II da Inglaterra. Lina Bo Bardi teve uma tarefa a cumprir em seu projeto: manter a vista para a Serra da Cantareira e para o Centro da Cidade. Esta foi a condição imposta pelo doador do terreno à prefeitura. Assim nasceram as 4 colunas do atual museu com 74 metros de vão livre!

13_proc 14

Museu do Ipiranga: Assim o chamamos. No entanto, seu nome “formal” é Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Ele é parte do Parque da Independência e seu acervo é de relevância histórica no que tange à independência do Brasil.
O engenheiro-arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, em 1884, foi contratado para fazer um edifício-monumento, no local onde havia ocorrido a independência do Brasil.

Embora o paisagista belga Arsênio Puttemans tenha executado os jardins no entorno do edifício em 1909, em 1920 foi contratado novo paisagista. O alemão, Reinaldo Dierberger, foi quem fez os novos desenhos que são os mesmos que se mantém até os dias atuais.

15 16_proc

A Pinacoteca é o museu mais antigo da cidade de São Paulo. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado, está instalada no antigo edifício Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. No final da década 1990, sofreu grande reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

17_proc 18_proc 19

Teatro Municipal de São Paulo. Em 2011 o teatro completou 100 anos e reabriu suas portas após 3 anos de reformas. O projeto é de Cláudio Rossi e tem desenhos de Domiziano Rossi. A construção foi feita pelo Escritório de Ramos de Azevedo.
As obras foram iniciadas em 1903 finalizadas em 1911.

Fazendo este post fiquei um pouco triste. São muitas as belezas e riquezas arquitetônicas que São Paulo tem. Não fossem outras as razões, somente estas já seriam suficientes para comemorarmos os 461 anos da cidade. No entanto, como moradora da cidade, sei a enorme diferença entre ver estas imagens e ver pessoalmente cada uma destas obras. Que bom será o dia em que pudermos dar Parabéns a São Paulo e a todas as demais cidades do país por ver nelas o cuidado necessário para a preservação de toda nossa historia.

Beijos!

Créditos das imagens

Pt.Wikipedia.Org, Abup.Com.Br, Maxionline.Com.Br, Panoramio.Com, Portalraj.Com.Br, Besidecolors.Com, Embarquenaviagem.Com, Marcuscabaleiro.Blogspot.Com.Br, Skyscrapercity.Com, Panoramio.Com, Geolocation.Ws, Tribunadeuruguaiana.Blogspot.Com.Br, Commons.Wikimedia.Org, Panoramio.Com, Skyscrapercity.Com, Prosadeboteco.Wordpress.Com, Vejasp.Abril.Com.Br, Ibgestaocultural.Org.Br, Artenalente.Com.Br
Arqt. Gisela Bento Gonçalves
Formada em Arquitetura & Urbanismo é amante do Design, das Artes e da Decoração. Há mais de 15 anos está a frente da www.gokarquitetura.com.br
Compartilhe:
Share on FacebookGoogle+Pin on Pinterestshare on TumblrTweet about this on TwitterShare on StumbleUponEmail to someone

Comments are closed.