A Magia Das Ilustrações

Um ilustrador profissional é, antes de tudo um artista! Ele tem como objetivo planejar, criar e expressar suas ideias através dos seus desenhos.

Henrique Alvim Corrêa foi um grande ilustrador e sua história de vida é fantástica!

Nascido no Rio de Janeiro em 1876, mudou-se para os Estados Unidos aos 16 anos. Ainda jovem foi morar em Paris onde a arte era efervescente. Como a imprensa não trabalhava com fotografias, ele ilustrava cenas de batalhas e mulheres seminuas. Suas obras levavam a assinatura de Henry Le Mort.

Já casado, mudou-se para Bruxelas onde, após ler “A Guerra dos Mundos”, impressionou-se tanto com a história sobre invasão dos alienígenas que contatou o autor do livro (H.G. Wells) e se ofereceu para fazer as ilustrações.

Impressionado com o trabalho do brasileiro, H.G. Wells convidou Henry para ilustrar a edição de luxo da obra, escrita em francês.

Hoje, as ilustrações de Henry estão sendo leiloadas com lances mínimos de 10mil dólares cada uma, numa das casas de leilão mais prestigiadas do mundo!

Veja abaixo algumas ilustrações de Henry:

01 02

Ilustração original e capa do livro na edição de luxo.

03 04 05

A riqueza de detalhes, nuances de cores, espessura de traços, luz e sombra fazem das ilustrações de Henry, obras incríveis e únicas!

Com o passar do tempo, a tecnologia invadiu todas as áreas e também transformou a arte de desenhar em algo menos artístico.

É chegada a hora da retomada dos traços únicos que dão tanta personalidade a cada desenho. Pensando nisto, a revista VEJA está inovando suas capas com ilustrações de Issao Bazolli. Veja algumas delas!

06

07

08

09

10

São capas da revista virtual, que são alteradas em tempo real. Não é incrível? Como mencionei do comecinho do post, ilustração é comunicação sem palavras. Ou seja, a imagem tem que expressar a ideia. Por isto, muitas vezes os desenhos parecem “caricatos”, infantis ou literais. Mas é isto mesmo! Esta é a característica desta arte e é isto que faz dela algo tão único!

Expressar uma ideia é sinônimo de individualidade. Cada um se expressa de uma maneira diferente, mesmo que o fato seja o mesmo. O que dizer então, quando esta expressão é feita através de desenho? O resultado não poderia ser outro! Uma arte linda e única!

Inspire-se nela e se expresse mais!

Beijos!

Créditos das imagens

Monsterbrains.Blogspot.Com.Br, Issaozera.Blogspot.Com.Br
Arqt. Gisela Bento Gonçalves
Formada em Arquitetura & Urbanismo é amante do Design, das Artes e da Decoração. Há mais de 15 anos está a frente da www.gokarquitetura.com.br
Compartilhe:
Share on FacebookGoogle+Pin on Pinterestshare on TumblrTweet about this on TwitterShare on StumbleUponEmail to someone

Comments are closed.