Não sabe o que fazer com as rolhas das garrafas? Encher potes já não é mais nenhuma “novidade”? Que tal surpreender seus amigos e no próximo jantar recebê-los com lugares marcados à mesa de forma divertida, criativa e, melhor ainda, feita por você? Vamos lá?
Você vai precisar de
- Rolhas
- Estilete
- Papel Cartão
- Caneta
Eis aqui seus charmosos marcadores!
Como fazer
- Primeiro veja o lado onde a rolha já havia sido usada (furada), e corte-a bem no centro. Corte bem devagarzinho porque o objetivo é que o papel cartão apenas se encaixe nesta abertura, ok?
- Escreva os nomes de seus convidados e aguarde pela chegada deles!
Tenho certeza que seus amigos se sentirão super especiais e alguns deles vão até querer levar pra casa este “mimo” de recordação. Um luxo ser lembrada assim, não acha?
Ainda com rolhas, olha só que gracinha este mini jardim para sua geladeira. Não é fofo? É isto que vamos fazer agora!
Você vai precisar de
- Rolhas
- Faca
- Ímãs
- Pistola de cola quente
- Terra adubada
- Miniaturas de suas plantas favoritas
- Colher
- Palito de dentes
Como fazer
- Preparando o jardim: Cuidadosamente, faça uma cova em cada rolha, usando a pontinha da faca. Faça isto com delicadeza para não quebrar a beiradinha. Pode ser que você precise de algumas rolhas extras para treinar. Por isto, conte com algumas a mais!
- Colagem do ímã: Agora é a hora de usar a pistola de cola quente. Cuidado ao manuseá-la. Basta ligá-la à tomada e colocar uma gota no ímã. Depois aperte-o contra a rolha e espere secar. Uma dica importante: ao adquirir seus ímãs, compre-os de tamanho e formato que não apareçam na frente da rolha.
- Adubando o solo: Coloque a terra adubada na pequena cova que você abriu. Use o dedo para moldar a terra ao fundo da cova. Com um palito de dentes, abra um furinho no centro da terra para colocar a plantinha.
- Completando o plantio: Complete com terra adubada o entorno de sua plantinha até completar toda sua cova.
- Curta seu jardim: Faça quantos plantios quiser e enfeite o que quiser!
Falamos das rolhas e agora vamos às garrafas! O que fazer com elas? Veja só como podem ficar charmosas se pintadas em branco com listras assimétricas.
Você vai precisar de
- Garrafas
- Fita Crepe (larguras variadas são bem vindas)
- Pincel
- Tinta branca para vidro
Como fazer
- Passe a fita crepe nas garrafas de maneira à formar o desenho que você quer. Atenção: Após retirar a fita crepe o vidro voltará a aparecer. Portanto, a fita faz o pape de uma “máscara” e é a área onde não haverá pintura. Leve isto em consideração quando fizer sua marcação.
- Pinte a garrafa e depois de secar a tinta, remova a fita.
Você pode usar esta garrafa para colocar flores, velas ou simplesmente expô-las como objetos Feitos por Você!
Claro que garrafas lembram festas e para celebrar eu sempre penso em detalhes que possam marcar. Gosto de detalhes simples que tenham efeitos inesperados como este. Não fica super aconchegante fazer um jantar com esta iluminação à mesa?
Você vai precisar de
- Taças de Vinho
- Velinhas para Rechaud (são vendidas em pacotes)
- Molde
- Papel (à sua escolha)
- Tesoura
- Régua
Como fazer
- Faça um molde considerando uma folha de papel A4 como sendo o limite de seu desenho. Corte e encaixe as abas nos furinhos, conforme indicado nos desenhos abaixo. Pronto! Simples, fácil e super rápido de fazer! Atenção: Faça seu molde baseada no tamanho da na sua taça. Como elas variam bastante não pude colocar uma medida específica.
- Com palitos de fósforo grandes ou acendedor próprio, ponha suas velas nas taças, acenda-as, encaixe sua lindas cúpulas e aproveite sua noite!
Já que estamos neste clima de “reciclagem”, tem uma outra coisa que você pode aproveitar de um jeito super fofo. O você que faz com suas lâmpadas depois que elas queimam? Joga fora, não é? Jogava! Faça pelo menos um teste e tente fazer este vasinho porque tenho certeza que você vai adorar!
Você vai precisar de
- Lâmpada (qualquer tamanho, mas a de 60 W é a melhor, pena que sairão do mercado)
- Alicate
- Arame de Jardinagem
Recomendação: Uso de luvas e óculos de proteção, você vai mexer com vidro!
Como fazer
- O primeiro passo é remover esta parte metálica que fica na parte de traseira da lâmpada. O começo da remoção pode ser um pouquinho trabalhoso. O melhor é tentar levantar uma pontinha e depois retirar com o alicate.
- O segundo passo é bem delicado e exige bastante cuidado. Você terá que remover a parte pretinha e isto tem que ser feita com o alicate. Há quem diga que pode ser feito com martelo mas, para mim, vidro e martelo são duas coisas que não combinam. Segure a lâmpada delicadamente e coloque a ponta do alicate no orifício da parte preta. Vá devagarzinho abrindo espaço até que tenha retirado esta parte por completo.
- Agora você está com seu vasinho quase pronto!
- Não chegamos até aqui para deixar nosso vasinho mal acabado, não é? Por isto acho que colocar um acabamento ao redor da parte superior é sempre uma boca dica. Pode ser uma fita que você compra pronta em qualquer loja de armarinho, tá valendo! O importante é caprichar do começo ao fim!
- Agora é só passar o arame de jardinagem, colocar água, sua florzinha preferida e enfeitar o local desejado.
Dica: Ao ar livre fica lindo pendurado nos galhos das árvores. Para uma festa de verão não há nada mais charmoso! Aproveite!